Receita de Berinjela à parmegiana Fácil

Receita de Berinjela à parmegiana Fácil

Um clássico por uma razão, a receita de Receita de Berinjela à parmegiana Fácil italiana é a comida de conforto no seu melhor. Camada de fatias de berinjela empanadas com mussarela, parmesão, manjericão e molho de tomate, em seguida, asse até borbulhar.

Berinjela à parmegiana é uma daquelas ótimas comidas caseiras italianas – uma caçarola em camadas muito parecida com a lasanha, mas com fatias de berinjela no lugar do macarrão.

As duas coisas a ter em mente ao cozinhar berinjela, especialmente berinjelas firmes, é que as berinjelas não apenas retêm a umidade, mas também absorvem o óleo como uma esponja. Então, se você não tomar cuidado, pode acabar com algo mole e oleoso.

Fácil berinjela parmesão, sal e asse sua berinjela

Para lidar com a questão da absorção de óleo, em vez de fritar as fatias de berinjela empanadas, assamos no forno, antes de montar a caçarola para ser assada novamente.

Nesta receita, para enfrentar o primeiro desafio, salgamos levemente as fatias de berinjela cruas e as deixamos descansar por um tempo. O sal ajuda a tirar a umidade da berinjela.

O resultado? Maravilhoso! Parmesão de berinjela com queijo e tomate que não pesa com muita água ou óleo.

Variações de receita
Experimente um ou mais destes ajustes simples para um molho mais saboroso:

Adicione até 3 dentes de alho picados adicionais.
Adicione 1 colher de chá de orégano seco ou 2 colheres de chá de orégano fresco picado.
Adicione 1/2 colher de chá de flocos de pimenta vermelha ou mais a gosto.
Dicas de preparação para berinjela parmesão
Há duas maneiras de fazer isso à frente.

Asse a caçarola no dia anterior, deixe esfriar, cubra e leve à geladeira. Para servir, asse novamente a 350 ° F até ficar quente no centro e borbulhando nas bordas. Você também pode congelar a caçarola assada por até 3 meses, descongelar na geladeira e depois assar para servir.
Monte a caçarola um dia antes de servir conforme descrito nas etapas 1 a 7 (pule o pré-aquecimento do forno), mas não asse. Cubra e refrigere. Uma hora antes de assar, retire da geladeira, pré-aqueça o forno e asse conforme indicado na Etapa 8.

Receita de Berinjela à parmegiana Fácil

Serves: 8 Prep Time: Cooking Time:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Rating: 5.0/5
( 1 voted )

Ingredientes

  • 900g de berinjela (cerca de 2 grandes)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara mais 1 colher de sopa de azeite extra virgem, dividido, e mais para untar as assadeiras
  • 2 dentes de alho, picados
  • 2 latas de tomates pelados inteiros em cubos, reservando os sucos, ou tomates esmagados
  • 1/2 xícara de manjericão fresco picado, embalado
  • sal
  • Pimenta preta moída na hora, a gosto
  • 1 1/2 a 2 xícaras de farinha de rosca
  • 1 1/4 xícaras de queijo parmesão ralado, dividido
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 4 ovos grandes, batidos (mais se necessário)
  • 1 1/2 kg de queijo mussarela fresco, cortado em fatias de 1/4 de polegada

Preparo

Prepare a berinjela:
Corte as berinjelas em rodelas de 1/4 a 1,2 cm de espessura. Coloque as fatias de berinjela em uma grade sobre uma assadeira (ou em várias camadas de papel toalha).

Polvilhe ambos os lados das rodelas de berinjela levemente com sal. Deixe as rodelas de berinjela descansar e liberar umidade por pelo menos 1 hora e até 2 horas.

Faça o molho:
Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma panela de 4 litros em fogo médio. Adicione o alho picado e cozinhe delicadamente por 1 minuto ou até perfumar.

Adicione os tomates e seus sucos, quebrando os tomates à medida que os adiciona à panela. Aumente o fogo para ferver, depois abaixe o fogo para manter uma fervura muito baixa por 15 minutos, descoberto. Adicione sal e pimenta a gosto. Adicione o manjericão picado e retire do fogo.

PRE-aqueça o forno:
Coloque o rack do forno no meio e pré-aqueça o forno a 425 ° F.

Preparea montagem:
Combine 1 1/2 xícaras de farinha de rosca com 1/4 xícara de queijo parmesão e coloque em uma tigela rasa ou prato de borda.

Configure sua montagem para que você tenha farinha em uma tigela rasa, ovos batidos em outra tigela e a mistura de queijo ralado em outra, nessa ordem.

Prepare as rodelas de berinjela:
Separe duas assadeiras com bordas. Espalhe 1 colher de sopa de azeite no fundo de cada panela.

As rodelas de berinjela devem estar molhadas para não liberar umidade após salgá-las. Seque as fatias de berinjela com papel toalha.

Trabalhando uma de cada vez, passe as fatias de berinjela primeiro na farinha, depois mergulhe nos ovos batidos e depois na mistura de queijo parmesão ralado. Adicione mais farinha de rosca, se necessário.

Coloque nas assadeiras untadas com óleo em uma única camada. Regue um pouco de óleo por cima de cada rodela de berinjela empanada.

Asse as rodelas de berinjela:
Coloque as fatias de berinjela preparadas empanadas no forno. Cozinhe por 18 a 20 minutos a 425 ° F, virando as fatias na metade do caminho, até que estejam bem douradas e macias. Retire do forno e deixe esfriar ao toque.

Monte a caçarola:
Espalhe 1 xícara de molho de tomate no fundo de uma caçarola de 9 x 13 polegadas. Coloque um terço das rodelas de berinjela em uma única camada cobrindo o molho no fundo da panela.

Coloque metade da mussarela fatiada em cima das rodelas de berinjela. Polvilhe com 1/3 xícara de queijo parmesão.

Coloque outro terço das rodelas de berinjela sobre o queijo. Espalhe 1 xícara do molho sobre as rodelas de berinjela. Coloque o restante da mussarela fatiada sobre o molho. Polvilhe com 1/3 xícara de parmesão ralado.

Adicione a berinjela restante em uma única camada em cima do queijo. Cubra com o molho restante e o parmesão restante.

Asse, descanse e sirva:
Reduza o forno para 350 ° F e asse, descoberto, até que o queijo derreta e a caçarola esteja borbulhando nas bordas, cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar para servir.