Receitas Para 2

Receita de Pudim de tapioca

receita de pudim de tapioca

Pudim de tapioca é uma sobremesa clássica que apresenta pequenas pérolas de tapioca, leite, açúcar, ovos e baunilha. Só leva 30 minutos para fazer!

Uma das minhas sobremesas favoritas era pudim de tapioca. Você não vê mais isso.

O pudim de tapioca é um daqueles alimentos de conforto que evocam memórias felizes da infância. Na verdade, é muito fácil de fazer.

O que é pudim de tapioca?

A tapioca é um amido das raízes da planta de mandioca, que é nativa do Brasil. A tapioca é o que sobrou quando você faz farinha de mandioca da raiz de mandioca. Os portugueses trouxeram-no para seus navios e espalharam-no pela África, Ásia e Índias Ocidentais.

Tapioca pode tomar muitas formas, mas as pérolas pequenas são o que é usado para fazer pudim de tapioca. As pérolas de tapioca geralmente são opacas quando cruas, mas tornam-se flexíveis e translúcidas quando cozidas.

As bolas de tapioca maiores são as boba populares encontradas em bebidas boba e chá de bolhas em todo o sudeste da Ásia, e agora no mundo.

Por que pudim de tapioca caseiro é melhor que instantâneo

Pudim de tapioca caseiro as pequenas pérolas divertidas de tapioca, que têm uma textura mais redonda e sedosa do que os bits de tapioca que você encontrará em pudim instantâneo. Claro, pudim instantâneo é mais rápido de fazer, mas falta aquela sensação bucal cremosa que faz do pudim de tapioca uma das melhores sobremesas de comida de conforto. Além disso, os ingredientes que você usa em casa são provavelmente de melhor qualidade do que o material processado na mistura de pudim.

A beleza do pudim de tapioca caseiro é que é divertido, deliciosamente cremoso e sem glúten!

Receita de Pudim de tapioca

Imprimir
Serve: 6 Temp Prep: Tempo De Cozimento:
Infos nutricionais 210 Calorias 6g Gordura
Avaliação 5.0/5
( 1 Voto )

INGREDIENTES

  • 1/2 xícara de pequena tapioca de pérola (não use tapioca instantânea)
  • 3 xícaras de leite integral (ou leite desnatado com creme adicionado)
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá extrato de baunilha

INSTRUÇÕES

Cozinhe a tapioca:

Misture a tapioca, o leite e o sal em 1 1/2 quart pan em fogo médio-alto. Mexa enquanto traz para ferver nu. Abaixe o fogo e cozinhe, descoberto, no menor calor possível, adicionando açúcar gradualmente até que as pérolas de tapioca tenham caído e engrossado.

Dependendo do tipo ou marca de tapioca que você está usando (e se você tiver pré-encharcado a tapioca como algumas marcas pedem), isso pode levar de 5 minutos a 45 minutos de cozimento a uma temperatura muito baixa.

Mexa ocasionalmente para que a tapioca não grude no fundo da panela.

Tempere os ovos com um pouco de tapioca quente:

Bata os ovos em uma tigela separada. Bata um pouco da tapioca quente muito lentamente para equalizar a temperatura dos dois (para evitar coalhada).

Adicione os ovos temperados ao pudim, esfrie, depois adicione a baunilha:

Adicione lentamente os ovos à tapioca na panela. Aumente o fogo para médio e mexa por vários minutos até obter uma consistência de pudim grosso. Não deixe a mistura ferver ou o creme de ovo de tapioca vai coalhar. Legal 15 minutos. Mexa na baunilha. Sirva quente ou frio.

 

Sair da versão mobile