Pular para o conteúdo

A melhor Receita de Peru com limão e ervas para o natal

Receita de Peru com limao e ervas

Ingredientes para a receita de peru de natal com limão e ervas

  • 1 peru inteiro com cerca de 5 quilos
  • 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 4 dentes de alho
  • 1 limão
  • Um quarto de colher de chá de café em pó
  • Um quarto de xícara de chá de vinagre de vinho branco
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 2 colheres de chá de semente de coentro
  • 20 cravos-da-índia
  • 3 ramas de canela
  • 3 ramos de louro
  • 2 maços de alecrim
  • 1 maço de tomilho-limão
  • 1 maço de sálvia
  • 4 cabeças de alho
  • 35 minicenouras
  • 10 pimentas dedo-de-moça
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo do peru de natal com limão e ervas

  1. Para que o peru mantenha a textura, o ideal é ele descongelar de maneira lenta e uniforme.
  2. Então, coloque o peru (ainda na embalagem) sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.
  3. Passado esse tempo, retire o peru da geladeira e separe os miúdos (eles podem ser reservados para outra receita).
  4. Como não encontramos mais peru sem tempero pronto no mercado, siga os passos a seguir para amenizar o sabor do tempero: coloque o peru numa tigela bem grande e lave sob água corrente. Cubra com água e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o processo mais uma vez.
  5. Preaqueça o forno a 180 graus Célsius.
  6. Retire o peru do demolho e deixe sobre um escorredor de macarrão grande, com a cavidade para baixo, para escoar o excesso de água.
  7. Enquanto isso, lave, seque e pique fino 1 galho de alecrim e 1 ramo de tomilho.
  8. Quebre as sementes de coentro no pilão — assim elas liberam melhor o aroma.
  9. Descasque e rale os 4 dentes de alho numa tigela. Lave, seque e faça raspas da casca do limão — reserve o limão raspado, ele será usado no passo 9 da receita.
  10. Junte 50 gramas da manteiga ao alho ralado, adicione o alecrim e o tomilho picados, as sementes de coentro, o café em pó e as raspas do limão. Misture bem e reserve. Essa manteiga será usada para temperar a carne do peru, sob a pele.
  11. Numa panela pequena, coloque o restante da manteiga, adicione 1 galho de alecrim, 1 ramo de sálvia e 2 ramos de tomilho e leve ao fogo baixo para derreter.
  12. Adicione o vinagre e o extrato de tomate, misture bem e desligue o fogo. Essa manteiga infusionada vai ser usada para pincelar o peru na hora de assar.
  13. Com um pano de prato limpo, seque bem o peru por dentro e por fora — assim a pele fica mais sequinha e dourada ao assar.
  14. Com a ponta dos dedos, solte delicadamente a pele do peito, tomando cuidado para não rasgar. Espalhe bem a manteiga temperada entre o peito e a pele e também entre o peito e a coxa do peru, sob a pele.
  15. Corte o limão reservado ao meio e espete em cada metade 10 cravos.
  16. Com um barbante, amarre 6 ramos de sálvia, 6 galhos de alecrim, 3 ramos de tomilho e 3 ramas de canela formando um buquê. Insira as metades do limão e o buquê de ervas na cavidade do peru.
  17. Posicione o peru na tábua com o peito para cima. Corte um pedaço bem grande de barbante. Segure uma ponta em cada mão e passe o centro do barbante sob o curranchinho – aquele rabinho, que forma um bico.
  18. Levante o barbante e cruze sobre as coxas. Enrole cada ponta de barbante na ponta de uma coxa e puxe para cima, fechando a cavidade e deixando as coxas unidas e rentes ao peito.
  19. Passe o barbante pela lateral do peru, prendendo as asas de modo rente ao peito, cruze o barbante na região do pescoço e volte as pontas para amarrar nos ossinhos das coxas — além de deixar o peru mais bonito, essa amarração faz com que ele asse de maneira uniforme.
  20. Transfira o peru para uma assadeira grande, com o peito para cima, sobre uma grade. Se preferir, faça uma cama de cebola em rodelas. E distribua os ramos de louro ao redor.
  21. Pincele um pouco da manteiga derretida sobre todo o peru. Isso evita que o papel-alumínio grude na pele. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 40 minutos.
  22. Retire o peru do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor quente, remova o papel-alumínio da assadeira.
  23. Pincele novamente um pouco da manteiga sobre todo o peru e volte a forma ao forno para assar por mais 1 hora e 20 minutos, pincelando a manteiga derretida a cada 20 minutos — assim a carne fica úmida e a pele bem dourada.
  24. Enquanto isso, corte o topo das cabeças de alho. Lave e seque as minicenouras, as pimentas e transfira para uma tigela.
  25. Junte o restante do alecrim, da sálvia e do tomilho, tempere com sal e pimenta e regue com 4 colheres de sopa de azeite. Misture bem e reserve.
  26. Quando faltarem 40 minutos para o tempo final, retire a assadeira do forno, pincele o peru com a manteiga derretida e distribua as cenouras, as pimentas, as cabeças de alho e as ervas ao redor da ave. Atenção: se o peito do peru já estiver muito dourado, cubra com um pedaço de papel-alumínio para evitar que a pele se queime.
  27. Para verificar se o peru está assado, fure a junção da coxa com o peito com uma faquinha: se o líquido que escorrer for transparente, está no ponto. Do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Se você tiver um termômetro, a temperatura interna deve estar no mínimo a 75 graus Célsius.
  28. Retire o peru do forno e dê uma última pincelada com a manteiga derretida para deixar a preparação bem brilhante. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir — assim os sucos da carne se redistribuem e o peru fica mais suculento.

Marcações:
Receitando Para 2

Receitando Para 2

Site criado com o intuito de oferecer dicas de receitas e dicas para a casa em geral.